Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / DS / 3DS / Cursos para Criação de Jogos

Cursos para Criação de Jogos

curso para criação de jogos

Se você é criticado pelos seus pais por passar horas e horas na frente do seu videogame, saiba que você pode ter como “desculpa” estar investindo na sua futura carreira profissional. Isso mesmo, já é possível trabalhar como desenvolvedor de games aqui no Brasil, sem precisar ir para outro país. A indústria dos games está crescendo, e com certeza você poderá fazer parte dela. Mas para isso, não basta simplesmente fica jogando. É preciso estudar, e muito. Mas saiba que é extremamente necessário jogar muito para se tornar um profissional da área, que valoriza muito profissionais que realmente sejam apaixonados pelo assunto.

Os cursos para criação de jogos são mais procurados por jovens, principalmente aqueles que cresceram jogando videogame e se apaixonaram por este incrível “brinquedo”. É incrível o número de pesquisas que são feitas nos sites de busca por termos como: cursos Brasil de jogos, cursos para criação de jogos, cursos grátis de jogos, entre outros…

Você pode se tornar um desenvolvedor de games aqui no Brasil. Mas você não precisa esperar chegar a hora de ir pra faculdade para começar a estudar. Aliás, nesta área, a faculdade pode esperar um pouco, o que é recomendado pela maioria dos profissionais e das empresas. Se você ainda está no colegial, invista nos cursos mais técnicos e vá tentando descobrir em que área você se dá melhor. Você pode começar fazendo um curso de 3D, por exemplo, ou ainda alguma coisa iniciante na área de programação de códigos de games, e neste período já é possível até mesmo conseguir algum estágio em empresa da área para saber se é realmente isso que você quer.

Mas para quem pensa que basta faze um curso apenas e saber tudo sobre a área, é melhor repensar. Não existe como você se formar como um “desenvolvedor de games”. Na verdade existem várias formações que levam os profissionais a trabalhar com o desenvolvimento de games, como programação, engenharia, ilustração, e até mesmo áreas como comunicação e marketing.  Apenas depois que os profissionais saberem bem onde vai conseguir se dar melhor que se recomenda aprimorar suas habilidades com uma faculdade. Lembrando que as empresas, principalmente nesta área, dão muito valor aos profissionais que sabem não apenas sua “profissão” mas também aquilo que a cerca. Por exemplo, um bom programador deve saber muito de matemática também, ou ainda um ilustrador não pode dominar somente a técnica, mas também precisa de bagagem teórica.

É muito importante que os profissionais em potencial decidam em qual área de produção dos games pretende atuar. Além das empresas de jogos, os cursos voltados para a área costumam formar  profissionais com competências que também são importantes para o trabalho em  outras áreas afins, tais como TV digital, animação, agências de publicidade e design, artes plásticas, criação de websites entre outras mídias interativas.  Vale ressaltar que antes de se decidir por um curso é importante que se pesquise  bastante a respeito da instituição e do curso que pretende cursar. Veja qual o tipo de  curso mais adequado, entre graduação, pós-graduação, especialização e cursos  livres. Verifique também ementas e converse com professores e orientadores se julgar necessário.

Outra notícia para quem pretende estudar e se aperfeiçoar no mundo do desenvolvimento de games é que infelizmente a maioria dos cursos no Brasil ainda estão concentrados na região sudeste. Ou seja, as pessoas, principalmente as que moram na região norte e nordeste, precisam se deslocar para o sul ou sudeste se quiserem fazer um bom curso na área.

No Brasil, é possível encontrar algumas categorias de cursos oferecidos na área:

Programação: Cursos que enfocam a programação para jogos eletrônicos. Cursos de engenharia da computação e ciência da computação, apesar de não serem voltados para jogos, também podem ser  alternativas para as pessoas que desejam se tornar programadores de jogos.

Animação: Os  cursos de graduação em animação enfocam o desenvolvimento de animação desde a criação do roteiro até os processos de direção de arte, modelagem e texturização 3D e finalização. Além da indústria de jogos os profissionais podem atuar também com arte digital, web, animações para TV, etc.

Design: Cursos de graduação na área de design, com habilitação em jogos digitais, podem ser  encontrados, por exemplo, na cidade de São Paulo, tem duração prevista de quatro anos e é uma excelente porta de entrada para o mundo dos games.

Jogos Digitais: A graduação tecnológica em Jogos Digitais é um curso bastante novo que enfoca na criação de games como um todo. Os cursos visam formar profissionais capacitados a compreender o desenvolvimento de games, podendo assim atuar em todas as áreas de produção e distribuição.

 

Sobre Marcosm

Um comentário

  1. Pricura-se programador de games Android em São Paulo para um projeto inovador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top